Correção: o acidente aconteceu na RS-240, e não na RS-122, como publicado entre as 20h46min e as 23h48min desta quinta-feira (3). O texto já foi corrigido.
Uma idosa morreu na tarde desta quinta-feira (3), atropelada por um caminhão que realizava obras na RS-240, em São Leopoldo, no Vale do Sinos. O fato ocorreu próximo ao viaduto da Scharlau, no entroncamento com a BR-116.
A vítima foi identificada como Maria Ilsy Muller, 79 anos. Segundo o delegado André Serrão, da 2ª Delegacia de Polícia de São Leopoldo, ela havia apertado o botão do semáforo para atravessar a rodovia, cujo acostamento está isolado para execução da obra. Ao passar pela área restrita, um caminhão que fazia o asfaltamento da estrada acabou se chocando com a pedestre enquanto trafegava no sentido Interior-Capital.
Maria Ilsy morreu no local. O motorista do veículo prestou socorro. A Polícia Rodoviária Estadual e a Polícia Civil estiveram no local. O caso deve ser investigado como homicídio culposo, quando não há a intenção de matar.
O veículo pertence à empresa DCS, que presta serviços ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), que é responsável pela execução das obras. Em nota, o órgão afirmou que acionou a empresa para verificar a situação. Também em nota, a DCS ressaltou que a área onde ocorreu o acidente estava isolada e que presta solidariedade à família da vítima, acrescentando que está à dispoição das autoridades para possíveis esclarecimentos (leia a íntegra abaixo).
O atropelamento chamou a atenção de moradores e frequentadores da região. Apesar de se tratar de uma estrada, possui bastante movimentação de pedestres, pois em sua lateral ficar a área comercial da Avenida Parobé. Um membro das equipes de obras, que não quis se identificar, disse que os veículos não costumam parar no cruzamento, mesmo apertando o botão para fechar o sinal.
— Os motoristas não entendem e não respeitam. Hoje mesmo, um dos nossos funcionários foi agredido e xingado aqui. Acham que a gente só atrapalha — afirma.
Leia a nota da DCS na íntegra:
"A DCS-CL Construtora e Pavimentadora LTDA., considerando a fatalidade ocorrida na data de 03 de agosto de 2023, lamenta o acidente ocorrido, bem como presta total solidariedade a família da vítima.
A área onde ocorreu o acidente, em razão das obras no local, encontrava-se isolada para o acesso de pedestres, sendo permitido apenas, e tão somente, o fluxo de trabalhadores e veículos destinados ao serviço de manutenção da via.
A empresa está à disposição das autoridades para eventuais esclarecimentos".