A retirada de um caminhão que tombou dentro da Lagoa dos Barros, em Osório, provocou transtornos neste domingo (12) para quem seguia pela freeway em direção ao Litoral Norte. O acidente aconteceu ainda na sexta-feira (10), no quilômetro 7, mas a retirada só pode ser concluída nesta manhã. Em razão disso, as pistas precisaram ficar bloqueadas por cerca de uma hora, o que levou a 10 quilômetros de congestionamento.
Segundo a CCR ViaSul, concessionária responsável pelo trecho, no fim da tarde de sábado foi feita uma operação de retirada, gerando bloqueio total no trecho. Já no sábado, a ação gerou cerca de dois quilômetros de lentidão, na encosta da Lagoa dos Barros. No entanto, após mais de uma hora, a operação precisou ser suspensa, já que a falta de iluminação teria prejudicado o processo de retirada. A remoção foi retomada por volta das 8h30min deste domingo, levando ao bloqueio.
O tombamento aconteceu na noite de sexta-feira, quando o motorista perdeu o controle do veículo, que derrubou a proteção das laterais da rodovia. Apesar do susto, o condutor teve somente lesões leves. Já o caminhão, foi parar na encosta da lagoa, de onde foi içado nesta manhã. Por volta das 11h30min, o trânsito já havia sido normalizado.
Para este domingo, a expectativa é de que o fluxo mais intenso de veículos seja no sentido contrário, do Litoral rumo à Região Metropolitana. A estimativa é de que 55 mil carros passem pela freeway nessa direção, com horário de pico previsto para iniciar às 16h.
Desvio na Estrada do Mar
Também no Litoral, na Estrada do Mar, em Capão da Canoa, dois desvios são realizados neste domingo pela Avenida Paraguassu em razão do combate a focos de incêndio na altura dos quilômetros 47 e 44.
Segundo o Grupo Rodoviário da Brigada Militar de Xangri-lá, quem trafega de Torres na direção de Capão da Canoa precisa desviar no trevo de Arroio Teixeira. Já quem segue de Capão da Canoa no sentido a Torres precisa desviar no trevo de Capão Novo. Os bombeiros estão trabalhando no combate ao incêndio na vegetação.