Dois caminhoneiros foram detidos alcoolizados na BR-285, em Passo Fundo, no norte do RS, na manhã desta quinta-feira. Eles foram abordados após uma denúncia anônima ter indicado que eles passaram a noite bebendo em um posto de combustível na cidade de Lagoa Vermelha.
Os testes com o bafômetro indicaram que os motoristas, de 35 e 51 anos, tinham respectivamente 0,56 e 0,62 miligramas de álcool por litro de ar expelido pelos pulmões. O limite legal para caracterizar o crime de embriaguez ao volante é de 0,34. O responsável pela comunicação social da Polícia Rodoviária Federal em Sarandi, Lúcio Finkler, acredita que o consumo tenha sido ainda maior que o registrado pelo bafômetro.
— Eles estavam bebendo à noite, dormiram e foram para a estrada. Mesmo com todo esse tempo, o bafômetro apontou um índice elevado. A partir disso, podemos imaginar a quantidade de álcool que ambos consumiram —afirma o agente.
Os dois motoristas foram multados em R$ 2.934,70 e terão a CNH suspensa pelo prazo de um ano. Eles foram presos em flagrante e encaminhados para registro da ocorrência na Polícia Civil. A pena para o crime vai de 6 meses a 3 anos de detenção. Os caminhões, com placas de Santana do Livramento - na fronteira oeste, pertencem ao mesmo proprietário e os homens detidos são empregados do dono dos veículos. Eles vão ficar retidos até serem levados pelos proprietários.