Desde a meia-noite de quinta-feira (30), os motoristas que trafegam por trechos da BR-386, entre Montenegro e Victor Graeff, e da BR-101, no município de Três Cachoeiras, deparam com novas paradas obrigatórias. Desde a data, os cinco novos pedágios do trecho de concessão da CCR ViaSul estão funcionando de forma assistida, sem cobrança, nessa primeira etapa da operação.
Durante essa fase, funcionários da empresa informam os motoristas sobre o início da cobrança nas novas praças, programado para o dia 9 de fevereiro.
Gestor de atendimento da concessionária, Fausto Camilotti, afirma que os primeiros dias de “operação branca” estão ocorrendo dentro da normalidade e sem registro de transtornos. Camilotti destaca que esses 10 dias que antecedem o início do pagamento serão destinados à ampla divulgação das novas operações de cobrança no Estado:
— A operação vem sendo executada com sucesso. Já demos ampla divulgação à imprensa, temos faixas nas rodovias, distribuição de folhetos, já temos um banner no site informando a data do início da cobrança, o valor da tarifa. Também estamos com o serviço de 0800-000-0290, da ouvidoria, que está preparada para dar informações aos nossos usuários.
Treinamento
Segundo o gestor de Atendimento da concessionária, nesse período de operação assistida, equipes da empresa passarão pelos últimos treinamentos práticos, afinando sistemas, como o de arrecadação.
— Esse período também serve para preparar sistema e o nosso pessoal, que passou por treinamento. Eles foram mobilizados em dezembro, passaram por uma fase de ambientação, treinamento teórico, prático. Eles já estavam nas praças de pedágio há cerca de uma semana, olhando a parte de sistemas e o funcionamento de toda estrutura de arrecadação. Desde o dia 30, eles já ocupam cabines, fazendo toda a transação, classificando a passagem e fazendo a liberação.
Ainda em fase de obras, as alterações nas praças de pedágio de Gravataí, na Região Metropolitana, e de Santo Antônio da Patrulha, no Litoral Norte, ambos na BR-290, devem ser concluídas até agosto, segundo o cronograma da CCR ViaSul. Em Gravataí, a estrutura sairá do km 77 e será instalada no km 59 da rodovia. Já em Santo Antônio da Patrulha, a praça começará a operar nos dois sentidos. Hoje, a cobrança ocorre apenas para quem se desloca em direção ao Litoral.
Praça de Gravataí
O que muda: praça sai do km 77 e vai para o km 59
Estágio da obra: os serviços estão concentrados nos trabalhos de pavimentação
Previsão de conclusão: as obras devem ser concluídas até agosto de 2020. Nesse mês, a praça deve entrar em operação conforme prevê o contrato de concessão. A concessionária pretende promover período com operação sem cobrança nesta nova praça.
Praça de Santo Antônio da Patrulha
O que muda: praça vai cobrar nos dois sentidos.
Estágio da obra: as obras de ampliação da praça estão em fase de pavimentação
Previsão de conclusão: De acordo com o contrato de concessão, esta praça deve entrar em operação em agosto de 2020. A concessionária pretende promover período com operação sem cobrança nesta nova praça.