Os R$ 131 milhões anunciados segunda-feira (17) pelo governador Eduardo Leite para concluir a duplicação da RS-118 representam 58,7% do que já foi aplicado na rodovia em 12 anos. De janeiro de 2007, ano em que foram executados os primeiros trabalhos, até dezembro de 2018, saíram dos cofres do Estado R$ 223 milhões: R$ 11,2 milhões na gestão da tucana Yeda Crusius (2007-2010), R$ 70,8 milhões na administração do petista Tarso Genro (2011-2014) e R$ 141 milhões no governo do emedebista José Ivo Sartori (2015-2018).
O recurso é suficiente para finalizar os 21,5 quilômetros que que unem a BR-116, em Sapucaia do Sul, à BR-290, em Gravataí, garante o secretário estadual de Logística e Transportes, Juvir Costella. Verba já está liberada pela Secretaria da Fazenda e foi financiada pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
— Com esse dinheiro, conseguiremos fazer com que as empresas retomem as obras e não paralisem antes da conclusão — comentou
Passam pela estrada 30 mil veículos diariamente, média que o secretário projeta aumentar em 30% após a duplicação. Embora espere que a inauguração ocorra, no máximo, em dezembro de 2020, o secretário não se comprometeu com data de reinício dos trabalhos, apenas disse que seria nos próximos dias.
— As empresas estão sabendo que há esse dinheiro, mas precisam de um tempo para remobilizarem suas equipes, levarem as máquinas e resolverem questões burocráticas —explica o secretário.
Com 70% da obra concluída, trafegar pela RS-118 ainda exige atenção extra dos motoristas. Em toda a extensão há desvios que obrigam os veículos a rodarem ora por pista simples, ora por pista dupla. O percurso alterna entre asfalto novo e antigo, o que transforma a RS-118 em um labirinto, sobretudo à noite.
— Há vezes que a gente não sabe se está andando no lugar certo ou em algum trecho proibido para o tráfego. Lembro que uma noite, a pista desapareceu na minha frente. Freei o carro diante de um barranco. Por sorte, eu vinha devagar por desconfiar que estava perdido — contou o motorista por aplicativo Marcos Andrade de Moraes, de 37 anos.
No total, a duplicação da rodovia tem oito contratos referentes a pontes e viadutos, sendo que cinco estão com as obras concluídas.
Veja a situação
- Viaduto na Avenida Frederico Ritter, em Cachoeirinha, foi inaugurado em dezembro de 2017
- Viaduto sobre a Avenida Itacolomi, em Gravataí, foi inaugurado em novembro de 2018
- Viaduto sobre a Avenida Marechal Cândido Rondon, no limite entre Gravataí e Sapucaia do Sul, está concluído
- Viaduto e elevada sobre a RS-020, em Gravataí, está concluído
- Transposição do poliduto da Transpetro, em Sapucaia do Sul, está concluído
- Viaduto sobre a Avenida Coronel Theodomiro Porto da Fonseca, em Sapucaia do Sul, está 65% executado
- Pontes sobre o Arroio Sapucaia, em Sapucaia do Sul, estão 40% finalizadas.
- Viaduto sobre a linha do Trensurb, em Sapucaia do Sul, está 5% concluído.