Porto Alegre está recebendo nesta terça-feira(12) membros do Departamento Nacional de Trânsito para discutir a elevação da carga horária nas aulas práticas e teóricas para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação. A consulta pública ocorre na Auditório João Daudt do Hotel Sesc Campestre, e está aberta ao público até as 16h.
O encontro discute diversos pontos da Resolução 168 do Conselho Nacional de Trânsito, que propôs alterações nos processos para aquisição da CNH. Uma delas seria ampliar de 70 para 90 horas a carga horária nas autoescolas para obtenção da carteira de categoria B (motoristas de carro). Para motociclistas, a carga passaria de 65 horas para 85 horas.
Leia mais
Contran propõe aumento da carga horária de aulas teóricas e práticas para obtenção da CNH
Curso à distância de reciclagem de motoristas pode começar até o fim do ano no RS
A nova sugestão prevê para os postulantes a carteiras um curso teórico de conhecimento específico sobre o veículo. O prazo para que o candidato conclua as aulas teóricas e práticas e realize a prova poderá passar de 12 para 18 meses.
Outra mudança proposta diz respeito a aulas adicionais. Hoje, se um motorista é reprovado no exame prático, ele necessita aguardar 15 dias para poder se submeter novamente ao teste. Com a proposição, serão obrigatórias cinco aulas adicionais antes do novo exame. Não há prazo para implementação das sugestões, que começarão a ser analisadas na próxima semana pelo Contran.