A BR-116 foi liberada parcialmente no km 178 em Nova Petrópolis, na Serra, às 9h34 da manhã desta segunda-feira (5). O trecho, que fica entre Caxias do Sul e Nova Petrópolis, estava bloqueado desde o dia 17 de outubro, quando o asfalto cedeu.
O trânsito agora está em meia-pista no trecho, e é liberado de forma alternada, inclusive para ônibus e caminhões. Inicialmente, estava prevista a liberação parcial apenas para veículos leves mas, conforme o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), trabalhos de reforço no terreno permitiram autorizar a passagem de veículos mais pesados.
O DNIT contratou emergencialmente uma empresa de São Paulo especializada em contenção de encostas para fazer um reforço com muro de concreto. Os trabalhos começaram em 7 de novembro. Conforme o superintendente do DNIT no Rio Grande do Sul, Hiratan Pinheiro da Silva, a liberação em meia-pista ocorreu antes do tempo previsto, que era de 45 dias a partir do início da obra.
Havia fila nos dois sentidos quando a liberação ocorreu. O primeiro sentido liberado foi o que tinha maior fluxo, de Caxias para Nova Petrópolis e, na sequência, o sentido inverso.
Ao longo do dia, a liberação está sendo feita por funcionários da empresa, mas o tráfego será disciplinado por uma sinaleira, que deve ser instalada até a noite. Nesta manhã, técnicos faziam a programação do equipamento.
Ainda conforme Hiratan, o tráfego poderá ser totalmente liberado antes do final da obra, que têm prazo de seis meses para serem concluídas a partir do início dos trabalhos. A parte final da obra ocorrerá fora da pista.