Após reunião no dia 3 de novembro com a Uber, a secretaria de trânsito de Caxias do Sul aguarda até o final desta semana um documento com informações e demandas da empresa para encaminhar a regulamentação do serviço.
O aplicativo começou a funcionar no dia 28 de outubro em Caxias do Sul. A partir dessa data, a secretaria de trânsito entrou em contato com a Uber e fez reuniões com a empresa e com os taxistas para coletar as demandas desses dois grupos a fim de regulamentar o aplicativo. Após análise, a secretaria irá encaminhar o seu posicionamento para o vereador Adiló Didomenico (PTB), que protocolou projeto de regulamentação na Câmara.
Segundo o secretário de trânsito, Manoel Marrachinho, uma das tendências é que a taxa a ser cobrada pelo serviço seja fixa, como em Porto Alegre, de forma semelhante à taxação dos táxis, e não por quilômetro rodado, como funciona em São Paulo. A secretaria ainda não fechou posição sobre isso, mas considera que esse modelo é mais fácil de administrar.
Uma das demandas da Uber, conforme o secretário, já manifestada em reunião, é de que possa haver um número ilimitado de carros por CPF. A secretaria, no entanto, é contra esse ponto por considerar que isso dá margem para a formação de frotas.
Os taxistas também têm demandas que ainda serão analisadas na formulação da proposta. Uma delas é de que os táxis possam se cadastrar na Uber.
Outra demanda do sindicato dos taxistas é de que os carros do Uber tenham um selo de identificação. O secretário Marrachinho é contra por considerar que esse aspecto desvirtua o serviço da Uber, que não é de carros que possam ser chamados na rua pelos clientes por oportunidade. Já o presidente do sindicato dos taxistas, Adail da Silva, defende que o selo não seja na parte externa, mas por dentro, para a fiscalização constatar se se trata realmente de carro que presta serviço através do aplicativo.
O projeto do vereador Adiló também prevê que os carros da Uber sejam vistoriados regularmente, assim como os táxis.