A van envolvida em um acidente com um ônibus na manhã desta quarta-feira (5) em Caxias do Sul, estava irregular, segundo a Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade. A colisão ocorreu pouco antes das 7h na esquina das Ruas 13 de Maio e Plácido de Castro, no bairro Exposição, e deixou 12 feridos com idades entre 4 e 49 anos. A motorista da van está internada no Hospital Virvi Ramos em estado grave. Os demais feridos têm quadro de saúde irregular.
De acordo com o Secretário de Trânsito, Manoel Marrachinho, a van seria vistoriada até a última sexta-feira (30), mas a empresa apresentou uma declaração dizendo que o veículo estaria em manutenção de 1º a 30 de outubro. A partir da apresentação do documento, a empresa ficaria responsável por apresentar a van, já vistoriada, no mês que vem. Durante esse período, não poderia rodar. Inclusive, conforme o secretário, o veículo estava sem o selo que autoriza o transporte de passageiros. Apesar disso, os seguros e o licenciamento da van estavam em dia.
"A empresa vai ser multada em R$ 190 e vamos abrir processo administrativo para avaliar se o descumprimento é passível de suspensão da atividade da empresa", explica o Marrachinho.
Conforme o secretário, é importante que os pais confiram se os veículos de transporte escolar possuem o selo com a data de vencimento da vistoria. A autorização fica posicionada no lado esquerdo do para-brisa, próximo ao motorista.
A proprietária da empresa disse que a declaração entregue à secretaria especificava que a van passaria por chapeação e seguiria rodando neste período.
O condutor do ônibus envolvido no acidente disse que trafegava pela Rua Plácido de Castro quando colidiu com a van que seguia pela Rua 13 de Maio. O teste do bafômetro, aplicado no condutor teve resultado negativo. A condutora da van não fez a verificação porque está hospitalizada.
Gaúcha
Van envolvida em acidente em Caxias estava irregular, diz secretaria
Colisão com ônibus deixou 12 feridos. Empresa diz ter comunicado secretaria de que veículo seguiria circulando
GZH faz parte do The Trust Project