Centenas de rodoviários realizaram, durante a manhã desta sexta-feira, um protesto por mais segurança no transporte público. Organizada pelo Sindicato dos Rodoviários da Região Metropolitana (SindMetropolitano), a manifestação começou por volta das 6h com uma concentração dos servidores na Rua Voluntários da Pátria, nas proximidades do viaduto da Conceição.
A seguir, por volta das 7h, os manifestantes se dividiram em três grupos e andaram por ruas e corredores de ônibus da região central da Capital com carros de som, carregando caixões, cartazes e gritando frases de ordem.
Os grupos percorreram as avenidas da Legalidade, Farrapos, Borges de Medeiros, Mauá, Osvaldo Aranha, João Pessoa e o Túnel da Conceição. Por volta das 10h30min, chegaram ao Palácio Piratini, onde forma recebidos por autoridades.
O protesto gerou congestionamento nas principais vias do centro da cidade, que apresentaram lentidão até às 11h30min. Algumas linhas de ônibus tiveram atraso nos itinerários devido aos congestionamentos.
Conforme a entidade, o protesto foi organizado devido a uma onda de assaltos em ônibus que partem de Alvorada, Nova Santa Rita, Canoas, Cachoeirinha, Gravataí, Glorinha e Viamão.
– A gente sabe que uma série de fatores influencia a criminalidade. Mas o pior de tudo é que as abordagens pelos assaltantes têm sido de forma violenta, com agressões, como tapas, socos e coronhadas. Tem trabalhador pensando em largar o emprego devido ao trauma – explicou o dirigente da Força Sindical Cláudio Correa, que participa da organização do protesto.
* com informações da Rádio Gaúcha