Caxias do Sul registrou 117 acidentes de trânsito envolvendo a rede elétrica neste ano. As ocorrências foram registradas de janeiro a julho e envolvem colisões em postes ou ruptura de fios provocados por veículos altos. O mês com maior número de ocorrências foi junho, com 23 casos.
Ainda assim, o número do semestre foi 28,2% menor em relação ao mesmo período do ano passado, quando houve 163 acidentes. Em comparação a 2014, a queda foi de 57,3%. Desde janeiro de 2014 até o mês passado foram 732 ocorrências.
Os dados foram contabilizados pela RGE, que é responsável pelo conserto e substituição dos postes. Os danos, no entanto, são pagos pela pessoa que causou o acidente e o valor varia de acordo com o estrago.
De acordo com o diretor de Trânsito da Secretaria de Trânsito, Érico de Oliveira, normalmente as colisões com postes são causadas por excesso de velocidade. Além da rede elétrica, segundo ele, os postes de sinaleiras também costumam ser atingidos, especialmente durante a madrugada. O último caso, ocorreu no acesso à Ana Rech, na BR-116. O acidente danificou todos os semáforos do cruzamento, que normalmente são interligados.
Caso o motorista atinja a rede elétrica e os fios caiam sobre o veículo, a recomendação é permanecer no carro e pedir ajuda. Os cabos podem estar energizados e o motorista pode ser eletrocutado no momento em que descer do veículo.
Gaúcha
Caxias já teve 117 danos à rede elétrica provocados por acidentes em 2016
Número é 28,2% menor em relação ao mesmo período do ano passado
GZH faz parte do The Trust Project