A Tocha Olímpica chega a Porto Alegre nesta quinta-feira (7). O revezamento irá bloquear diversas vias e haverá desvios temporários nas linhas de ônibus. A tocha sai de Guaíba e chega por volta das 15h na Capital. O esquema montado para o evento foi detalhado em entrevista coletiva que ocorreu nesta manhã no Paço Municipal e contou com a presença do prefeito José Fortunati.
Às 14h começa a concentração no Parque Moinhos de Vento. Durante toda a tarde, 77 pessoas vão carregar a tocha pelas ruas, percorrendo um total de 15 km. Entre os condutores, estão os ex-atletas Daiane dos Santos, Tande e Paulão.
Depois do Moinhos, o grupo ainda passará pela Redenção, Marinha do Brasil, terminando na Praça da Alfândega. Em cada ponto, haverá programações culturais. A previsão de chegada ao local final é às 19h.
O Diretor-presidente da EPTC, Vanderlei Capellari, explica que os bloqueios no trânsito serão temporários e que as vias vão sendo liberadas após a passagem do grupo. Os ônibus também serão desviados.
"Os maiores problemas serão registrados na Salgado e na Borges de Medeiros, pois é horário de pico e milhares de pessoas que usam transporte coletivo e que estão saindo do seu trabalho serão afetadas, então a gente pede paciência", destaca.
Somente na Salgado e na Borges são mais de 120 linhas de ônibus que serão desviadas e terão horários atrasados. A previsão é de que às 18h30 os coletivos voltem a circular pelas duas vias.
A tocha passará pela Avenida 24 de Outubro, Praça Júlio de Castilhos, rua Mostardeiro, Miguel Tostes, Vasco da Gama, Fernandes Vieira, José Bonifácio, João Pessoa, Salgado Filho, Borges de Medeiros, Padre Cacique, Fernandão, Edvaldo Pereira Paiva, João Goulart, Siqueira Campos, Uruguai, Sete de Setembro e Largo Gênio Peres.
O comandante do policiamento da Capital, coronel Mario Ikeda, também esteve presente na coletiva e garantiu que a Brigada Militar terá reforço para acompanhar todo o trajeto.