Desde a inauguração, em dezembro de 2014, a passarela de pedestres do bairro São Ciro, em Caxias do Sul, tem sido alvo de reclamações da comunidade devido à falta de iluminação. À noite, por exemplo, é comum que o público evite realizar a travessia pela estrutura devido ao risco de assaltos. O ponto mais escuro fica na rampa próxima a uma vegetação.
Entre as pessoas que evitam utilizar a passarela devido à escuridão são os alunos da Escola Érico Veríssimo, que fica nas proximidades. Conforme a coordenadora dos turnos da manhã e da tarde da escola, Renata Hellen Peres Moling, outro problema é o acúmulo de água nas rampas após dias chuvosos.
Conforme Carlos Roberto Noll, que responde interinamente pela Secretaria de Trânsito, existem canos nas rampas para o escoamento da água que por vezes podem ficar entupidos. A limpeza desses canos, por si só, já ameniza o problema, de acordo com Noll, mas outra solução vai ser estudada a partir de uma visita técnica marcada para esta semana.
Durante a vistoria, as equipes também devem avaliar soluções para a iluminação. Conforme Noll, instalar dutos de iluminação é descartado devido ao risco de furto da fiação. Uma alternativa cogitada é reforçar e direcionar a iluminação pública para melhorar a condições nas rampas da passarela. A Secretaria de Obras também promete reduzir a elevação de uma boca de lobo próximo à passarela para que a água escoe melhor, segundo o secretário Norberto Soletti.
Gaúcha
Água empoçada e escuridão afastam pedestres de passarela em Caxias
Município estuda alternativas para solucionar o problema
GZH faz parte do The Trust Project