
Motoristas que costumavam utilizar a Avenida Dique, na zona norte de Porto Alegre, terão de mudar o percurso a partir desta segunda-feira. Pouco antes das 10h, a via foi bloqueada para a realização do prolongamento da Avenida Severo Dullius até a Sertório, que deve ser concluído em dezembro deste ano. O trecho fechado não será mais reaberto.
Em função do bloqueio, quem se desloca para a BR-116, região do aeroporto Salgado Filho, avenidas das Indústrias e Sertório deverá utilizar a Avenida Ceará, via Sertório. O acesso ao aeroporto e à Avenida das Indústrias, via BR-116, não será afetado.
Leia mais:
Contrato do corredor de ônibus da Avenida João Pessoa será cancelado
Atrasos em obra na Wenceslau exigem paciência de motoristas
Leia mais notícias sobre Porto Alegre
A obra está prevista desde setembro de 2011. De acordo com a prefeitura, no entanto, o financiamento via Caixa Econômica Federal, de R$ 69 milhões, foi liberado somente em setembro de 2015, quando foram então iniciadas os trabalhos no local.

O prolongamento da Severo Dullius contará com quatro novas faixas, o dobro do oferecido pela Dique, além de ciclovia e passeio para pedestre. A estrutura das vias já está feita, embora ainda faltem acabamentos, como o próprio asfalto. De acordo com Maria Cristina Molina Ladeira, diretora-técnica da EPTC, a atual etapa é a da construção de uma ponte de 88 metros sobre o Arroio Areias, por isso a necessidade do bloqueio da Dique.
– Essa obra, além da importância que tem para o trânsito da região, é necessária para a ampliação do Aeroporto Salgado Filho. O prolongamento também formará um anel viária no entorno do aeroporto, o que é muito importante em termos de mobilidade – afirma Maria Cristina.
A EPTC sinalizou as mudanças com a instalação e está no local orientando os motoristas sobre os desvios. Também houve reorganização no itinerário de quatro linhas de ônibus que atendem a região e mais uma nova linha foi implementada.