Dentro de poucos meses o trecho da Rota do Sol que ainda apresenta más condições, entre Lajeado e Tainhas, em São Francisco de Paula, vai estar em obras. Segundo o Daer, o contrato com a construtora Toniolo Busnello, vencedora da licitação, já foi assinado, mas os trabalhos ainda não começaram porque o projeto precisou passar por ajustes pontuais.
As modificações abrangem tanto os custo da obra, já que alguns materiais tiveram reajuste de preço, quanto as intervenções necessárias. Conforme o Daer, as obras vão começar assim que os ajustes forem concluídos, o que ainda não tem uma data específica.
O projeto faz parte do programa Restauro, que prevê melhorias em 700 quilômetros de estradas gaúchas com recursos do Banco Mundial. Ao contrário do Crema, a empresa que realiza a obra não fica responsável pela manutenção depois da conclusão. Esse trabalho vai ficar a cargo do Daer.
Para a Rota do Sol estão previstas melhorias na drenagem, recapeamento asfáltico e nova sinalização nos 40 quilômetros entre Lajeado Grande e Tainhas. O projeto está orçado em em quase R$ 20,5 milhões. A conclusão está prevista para oito meses após o início das obras.
Financiamento internacional
Projeto para restauração de 40 quilômetros da Rota do Sol está em fase de ajustes
Segundo Daer, ainda não há data para início dos trabalhos
GZH faz parte do The Trust Project