A Operação Viagem Segura de Ano Novo diminuiu em quase 60% o número de testes de bafômetro em comparação com o feriadão de 2015. De acordo com números divulgados no fim da manhã desta segunda-feira, 1,2 mil motoristas foram testados nas ruas, avenidas e estradas gaúchas entre quarta-feira e domingo.
Isso representa uma média diária de 249 casos, uma queda de 58% em comparação com o Réveillon 2015, quando 593 condutores se submeteram aos testes por dia. A redução impactou na quantidade de flagrantes de condutores bêbados. Nos cinco dias de operação, 123 motoristas receberam multa por estarem alcoolizados, o que representa 25 autuações por dia - em 2015, a média diária foi de 30. Um total de 54 pessoas foram levadas à delegacia na operação encerrada neste domingo.
Conforme o balanço, 13 pessoas morreram nos últimos cinco dias no trânsito gaúcho – o mesmo número de 2015, quando o feriadão teve um dia a mais. A média atingiu 2,6 casos por dia, acima dos 2,2 óbitos diários de 2015, mas bem abaixo da média de todas as edições da Viagem Segura (4 casos).
Iniciada em novembro de 2011, a operação é um esforço conjunto das autoridades de trânsito que busca prevenir acidentes nas estradas gaúchas nos feriados prolongados e datas de especial movimentação de veículos. Envolve Detran/RS, Brigada Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal e municípios.
Para este ano, os organizadores apostam em uma campanha educativa, que deve se estender até depois do Carnaval. Peças para a rádio, mídia externa e internet levam aos motoristas mensagens de prevenção que apelam para o desejo do condutor de continuar aproveitando essas e outras férias no futuro, junto à família e aos amigos.
*Zero Hora