Mudanças viárias serão implementadas a partir desta terça-feira no bairro Rio Branco, em Porto Alegre, com a inauguração de um novo supermercado do Grupo Zaffari, localizado na Rua Cabral. Entre elas estão a construção de uma nova rua, alargamento de outras duas, inversão de sentido do tráfego e novos semáforos para veículos e pedestres.
Uma das medidas adotadas como contrapartida do Zaffari foi o alargamento da Rua Paraguai, onde fica o Colégio Leonardo da Vinci. A via passará de oito para 12 metros entre a Rua Liberdade e a Rua Cabral. Também foram implantados estacionamentos oblíquos, aumentando a capacidade de vagas para motoristas, sejam eles clientes do supermercado ou pais de alunos e visitantes da escola.
Além disso, a Paraguai agora terá sentido único, da Liberdade para a Cabral, com o objetivo de reduzir o conflito nos cruzamentos. Na mesma via, novos semáforos serão instalados. Para veículos, os equipamentos ficarão na esquina com a Rua Liberdade. Já os semáforos para pedestres serão instalados na esquina com a Cabral.
Ainda como contrapartida do empreendimento, uma rua projetada de sete metros foi construída ligando a Rua Cabral à Rua Liberdade, que dará acesso ao prédio residencial.
A Rua Cabral também será alargada para aumentar a capacidade da via.
O empreendimento
A 31ª unidade da rede integra o projeto Quartier Cabral, desenvolvido com a construtora Melnick Even, tem área de 1,6 mil metros quadrados, 13 caixas e mais seis operações de conveniência, além de 115 vagas cobertas. A expectativa é de atender a um público estimado de 20 mil pessoas, sendo a maioria moradores da região.
O supermercado ficará junto a um condomínio, que terá independência do espaço destinado ao Zaffari, sem acesso interno, segundo a construtora. As obras da região foram 100% custeadas pela parceria entre o Zaffari e a Melnick.