O trabalho de construção da ponte Anita Garibaldi, que chega a sua etapa final em Laguna, no Sul do Estado, parou definitivamente por falta de pagamento. O atraso médio de cerca de um mês respingou nos trabalhos finais para entrega da obra, prevista para meados de maio.
A informação foi confirmada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT/SC) nesta terça-feira.
O prefeito de Laguna, Everaldo dos Santos, também preocupado com a questão, cobrou do Ministério dos Transportes um posicionamento, prometido para ele nesta tarde.
O superintendente regional, Vissilar Pretto, e o chefe de engenharia, Alysson Andrade, do DNIT/SC estiveram em Brasília, na semana passada, para discutir a questão e aguardam a definição quanto ao repasse de recursos. O DNIT não comenta sobre um possível atraso no cronograma de obras.
Na semana passada o presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Conclusão das Obras de Duplicação da BR-101/Sul, deputado federal Ronaldo Benedet (PMDB), disse que a verba de R$ 69 milhões necessária para os 3% finais de construção não foi liberada para o consórcio responsável.
Em reunião em Brasília com o secretário executivo do Ministério dos Transportes, Edson Giroto, Benedet foi informado de que os repasses estão parados no Ministério da Fazenda por questões administrativas.
Em nota, a assessoria do Ministério dos Transportes informou que aguarda a publicação de decreto de programação orçamentária para definir a destinação do orçamento 2015 para as diversas finalidades, entre estes os da ponte em Laguna.