A Carris apresentou, na manhã desta quarta-feira, na sede da empresa, em Porto Alegre, o sistema de monitoramento que passou a ser utilizado por todos os veículos da frota no dia 15 de março.
Quatro câmeras internas - nos veículos articulados, seis - com visão noturna e alta definição registram imagens do interior dos coletivos a partir de pontos estratégicos: de cima do banco do motorista, entre o cobrador e a porta intermediária e nos fundos do veículo. Os 383 ônibus contam ainda com uma câmera voltada para a parte externa, localizada sob o para-brisa.
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Os aparelhos são acionados por sensores de movimento e também podem fazer fotos. As imagens, gravadas em um chip, são analisadas em uma sala de monitoramento montada dentro da Carris, que conta com 26 monitores, divididos em duas equipes, e dois funcionários da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC).
O Big Brother dos ônibus em Porto Alegre tem como objetivo principal ajudar a melhorar a segurança no transporte coletivo. Somente nos veículos da Carris, ocorre, em média, um assalto por dia.
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De acordo com o presidente da Carris, Sérgio Zimmermann, as ocorrências gravadas desde o começo da operação já foram encaminhadas à polícia e anexadas aos boletins de ocorrência. Zimmermann destaca outras vantagens do sistema de monitoramento. Segundo ele, os registros também têm sido úteis em casos de acidente, quando servem como prova.
- Esses dias, utilizamos as imagens de um acidente em uma defesa e obtivemos ganho de causa para a Carris - comemorou.
A EPTC também irá se utilizar das gravações. De acordo com o diretor-presidente, Vanderlei Cappelari, o monitoramento fornecerá dados importantes para o planejamento do transporte público na Capital.
- Além do aumento da segurança, tem uma infinidade de coisas que vão melhorar o planejamento e a circulação, como identificar problemas nas paradas de ônibus e na sinalização.
Além disso, o sistema, que custou R$1,8 milhão, irá ajudar a monitorar a conduta de passageiros, motoristas e cobradores.
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O prefeito José Fortunati elogiou a iniciativa da Carris, que vai ao encontro de outras políticas adotadas na cidade, como o monitoramento realizado pelo Centro Integrado de Comando da Cidade de Porto Alegre (Ceic), e destacou a importância de melhorar os serviços públicos.
- Isso faz parte da qualificação do serviço que nós, como poder público, temos que ofertar ao cidadão.
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Após a cerimônia, Fortunati comentou a derrubada do veto à colocação de ar-condionado em toda a frota de ônibus da Capital pelos vereadores - um dos fatores que motivou seu licenciamento do PDT. Segundo ele, a prefeitura não tem intenção de alterar o cronograma de cumprimento da lei, inicialmente previsto para 10 anos, e deve recorrer judicialmente da decisão aprovada na Câmara.
- É impossível que a gente coloque ar (na frota) imediatamente, porque teria aumento no custo da passagem. Nós vamos para a Justiça, porque isso é inconstitucional. A Câmara não pode obrigar o usuário a desembolsar recurso.
Em fevereiro, a tarifa de ônibus da Capital foi aumentada em 10,17%. De R$ 2,95, a passagem passou para R$ 3,25.
*Zero Hora