As obras da passagem de nível da avenida Ceará, em Porto Alegre, foram retomadas no dia 26 de janeiro. Porém, pouco se vê de movimentação no local. Essa situação deve mudar em até duas semanas, quando 51 operários devem começar a trabalhar durante a madrugada. As informações são do blog Estamos em Obras.
Obras na trincheira da Ceará são retomadas
Trincheira da Ceará terá nova licitação e obras seguem até 2016
A escavadeira de 22 metros de altura chegará nos próximos dias. O serviço precisa ser feito entre 1h e 5h. O horário foi uma determinação do V Comar, pois, se esse equipamento fosse usado durante o funcionamento do Aeroporto Salgado Filho, poderia atrapalhar a decolagem e pouso das aeronaves.
Até agora, 20% dos trabalhos já foram realizados. A previsão de conclusão é julho de 2016, se não houver novo atraso. O desvio no trânsito ocorre desde fevereiro de 2013.
Em outubro de 2014, a prefeitura chegou a anunciar que lançaria uma nova licitação, após a desistência das empresas. Um mês depois, o consórcio Farrapos, composto pelas empresas Conpasul; Sogel; e Toniolo, Busnello anunciou que mudou de ideia, decidiu aceitar o reajuste proposto pela prefeitura e retomar os trabalhos que ficou sete meses parados. A obra custará R$ 34,28 milhões (R$ 34.287.065,53).
Durante os primeiros meses de obra, o solo se mostrou instável. Havia risco de afetar as fundações dos prédios vizinhos. Com isso, foi identificado que, para realizar o serviço, as construtoras teriam que escavar mais de oito metros de profundidade.
Essa obra já enfrentou problemas antes mesmo de começar quando o consórcio de empresas DP Barros, de São Paulo, informou que não iria executar o trabalho, mesmo tendo vencido a licitação. Outros quatro consórcios de empresas que participaram da concorrência foram consultados, mas eles teriam que fazer o serviço pelo mesmo preço das construtoras que desistiram. Nenhuma das empresas aceitou participar.
Clique nas fotos abaixo para saber os detalhes de cada obra da Copa: