Está 94% concluída a Ponte Anita Garibaldi, na travessia da BR-101 em Laguna, a maior obra do governo federal em andamento em Santa Catarina. No sábado foi encerrada a última etapa da parte estaiada, o encontro dos trechos norte e sul, que já está concretado. Inicia-se agora a última fase.
-- São 600 pessoas trabalhando na conclusão da obra, mas já tivemos um pico de 1900 pessoas - disse o superintendente do DNIT, Vissilar Preto.
Nesta segunda-feira, estão sendo tensionados os cabos de aço que dão sustentação à parte estaiada da estrutura. O desnível que existia foi corrigido por meio desses cabos. Agora as partes de concreto estão na mesma altura.
:: Ponte de Laguna é a segunda maior no formato estaiado do Brasil
Mas ainda faltam algumas partes até a entrega final em maio. Toda a parte de concretagem deve ser finalizada até o final de fevereiro. Aí entram as etapas de colocação do asfalto, a sinalização e a iluminação.
O superintendente do DNIT e o engenheiro que gerencia o projeto, Luis Gustavo Zanin, garantiram que a obra será entregue dentro do cronograma.
- Terminamos a última etapa da parte estaiada, a última que era mais complexa - explicou Zanin.
Desnível era visível, mas foi corrigido. Foto: Elvis Palma, divulgação, 21/01/2015
Iluminação
O superintendente do DNIT disse que os trabalhos de iluminação e sinalização da ponte já tem um consórcio contratado para realizar os trabalhos.
O acordado com as empresas Sedenco e Quantum é que a entrega seja feita em maio, apesar do prazo contratual ser de cinco meses e permitir a conclusão em julho.
Todas as lâmpadas serão feitas em LED, uma das medidas tomadas após a polêmica de quem ficaria com a conta de luz da ponte: prefeitura de Laguna ou DNIT. Vai ser o município, mas é possível até que sejam instaladas placas geradoras de energia solar, para reduzir os valores.
Benefícios para o trânsito:
Com quase 3 mil metros de extensão, a ponte deverá resolver um dos piores gargalos no trânsito catarinense. A estrutura diminuirá o fluxo em um dos gargalos mais complexos do trecho sul da BR-101.
De acordo com o DNIT, cerca de 27 mil carros passam diariamente pelo local. Na alta temporada, o trecho entre a ponte e o morro do Formigão, em Tubarão, chega a registrar filas de até 20 quilômetros.
A Ponte Anita Garibaldi será a segunda maior ponte estaiada em funcionamento no Brasil, atrás apenas da que passa pelo Rio Negro, no Amazonas, inaugurada há dois anos. As obras da ponte de Laguna começaram em 2012.