Prefeitos de nove municípios da Região Central estiveram em reunião na tarde de quarta-feira (29) em São Vicente do Sul para planejar a construção de uma rota alternativa à ponte interditada na BR-287, entre São Pedro do Sul e Mata. A rota irá contornar uma propriedade rural próxima. A previsão era para que os trabalhos começassem nesta quinta-feira (30), porém o plano teve de ser suspenso.
O primeiro agravante foi a chuva. O segundo foram as exigências feitas pelo dono da propriedade que foram informadas depois da reunião. O proprietário exige que ônibus e caminhões não podem circular pelo trecho. Além disso, qualquer veículo está proibido de trafegar a partir das 22h. Ele ainda quer que haja segurança armada presente no local.
Os prefeitos são das cidades de Capão do Cipó, Cacequi, Jaguari, Mata, Nova Esperança do Sul, Santiago, São Francisco de Assis, São Vicente do Sul e Unistalda. Conforme o presidente da comissão formada, o prefeito de Santiago Júlio Ruivo, a obra, agora sem prazo para começar, será de cascalhamento da via e deve levar dois dias para ser concluída. A obra será custeada pelos nove municípios.
Como será a rota alternativa
Quando a nova estrada ficar pronta, o motorista que sai de Santa Maria deverá dobrar à direita cerca de 500 metros antes de chegar ao bloqueio e seguir por uma estrada de chão.
Depois de cerca de 200 metros, dobrará à esquerda e seguirá pela nova estrada até alcançar a rodovia. Quem viaja de Mata em direção à Santa Maria deverá dobrar à esquerda antes da ponte bloqueada e seguir pela estrada de chão para acessar a nova rota.
Como chegar à Fronteira Oeste a partir do Centro
A partir do Centro do Estado para o Oeste, é recomendado seguir pela BR-158 e BR-290 de Santa Maria em direção a Rosário do Sul e em Rosário do Sul, seguir sentido Cacequi e, posteriormente, São Vicente do Sul, onde o motorista vai reencontrar a BR-287. Partindo de Santa Maria, essa rota aumenta o percurso em 170 quilômetros. Motoristas vindos de Porto Alegre e região metropolitana pela BR-290 devem seguir até Rosário do Sul, e então, até São Vicente.
Se o sentido for Santo Ângelo, São Luiz Gonzaga ou São Borja, o desvio recomendado é sair de Santa Maria e seguir até Cruz Alta pela BR-158, para depois seguir em direção à fronteira. Há um desvio para pelo interior, entre Mata e São Pedro do Sul, para veículos leves, pelo qual é necessário usar o serviço de uma balsa particular.
Da Fronteira para o Centro
Quem vem da região da Fronteira, é necessário entrar no trevo de acesso a São Vicente do Sul. Depois, acessa a RSC-640, passando por Cacequi até Rosário do Sul. Trecho é de cerca de 80 quilômetros. A partir de Rosário do Sul, se pega a BR-290. O motorista acessa, então, a BR-158, e percorre 110 quilômetros até chegar em Santa Maria.