O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) confirmou, na manhã dessa sexta-feira (31), o andamento de contratação emergencial da empresa que construirá a nova ponte da BR-287 entre Mata e São Pedro do Sul, na Região Central. A escolha, por dispensa de licitação, deve agilizar a definição de quem será o responsável pelo serviço. A expectativa é de que cartas-convite sejam enviadas entre hoje e segunda-feira a empresas gaúchas que trabalham com construção de pontes.
A partir disso, as construtoras devem apresentar, em três dias úteis, propostas de orçamento e técnicas para a realização do serviço. Além da construção, a empresa selecionada deverá remover os restos da ponte que desabou nessa quinta (30). Conforme o Dnit, a obra da nova travessia tem início previsto para novembro e deve levar sete meses.
Verba para desvio
Também é estudado o envio de recursos para obras de desvios alternativos na região. As prefeituras dos municípios começaram a fazer a recuperação de uma estrada municipal pelo interior e devem receber galerias para compor uma pequena ponte, passo mais importante para a rota alternativa.
Alternativa cancelada
A obra de rota alternativa prevista por prefeituras de nove municípios da região não será realizada. A opção passaria por uma propriedade privada. O plano foi suspenso devido a exigências do proprietário, que queria proibição o tráfego noturno e garantia de segurança armada para o local.