O X, antigo Twitter, foi suspenso no Brasil na madrugada de sábado (31), após a rede se negar a indicar um representante legal no Brasil. Com o bloqueio, muitos usuários brasileiros buscam alternativas para substituir a plataforma de Elon Musk. Entre as principais opções, está o Bluesky, rede social de microblogging fundada em 2021.
Criada por Jack Dorsey, um dos cofundadores do Twitter, o Bluesky se apresenta como alternativa, especialmente pela semelhança com o X em termos de usabilidade. Isso fez com que a plataforma ganhasse popularidade, especialmente após a suspensão do X, registrando mais de 1 milhão de novos usuários desde sexta-feira. No total, são mais de 4 milhões de usuários ativos no Brasil.
O perfil oficial do Bluesky inclusive, começou a publicar em português, oferecendo tutoriais sobre como utilizar a rede, oferecer dicas e orientações sobre a moderação de conteúdos. Também postou instruções para que os usuários denunciarem publicações consideradas inadequadas. Assim como o X, o Bluesky também não possui representante legal no Brasil.
Como funciona?
O Bluesky opera de maneira semelhante ao X, com um layout minimalista e funções quase idênticas. É possível publicar textos de até 300 caracteres, adicionar imagens, excluir postagens e interagir com publicações de outros usuários por meio de curtidas, comentários e repostagens. No entanto, diferentemente do X, o Bluesky ainda não suporta a publicação de vídeos ou áudios.
A grande diferença do Bluesky em relação a outras plataformas é que, em vez de centralizar os dados em servidores de uma única empresa, eles são distribuídos entre diferentes servidores, conhecidos como nós. Isso dá aos usuários mais autonomia, permitindo que escolham de quais servidores participar e estabeleçam suas próprias comunidades e regras de moderação.
Além disso, é possível criar feeds alternativos baseados nos interesses pessoais do usuário. Isso permite, por exemplo, a criação de um feed dedicado apenas a esportes e outro exclusivamente para política. Outra opção é criação de listas de perfis, o que pode ajudar o usuário a encontrar pessoas com gostos semelhantes.
Como criar uma conta no Bluesky?
Inicialmente, os usuários precisavam entrar em uma lista de espera ou receber um convite para criar uma conta no Bluesky.
Desde fevereiro, as restrições foram removidas, e agora basta fazer o download do aplicativo para criar uma conta. Também é possível acessar a plataforma pelo navegador. Saiba como instalar:
- Acesse a App Store (para dispositivos iOS) ou a Google Play Store (para Android) e pesquise "Bluesky"
- Clique no ícone do aplicativo.
- Selecione "Instalar"
- Após o download, clique em "Abrir"
Após a instalação, siga estes passos para começar a usar o Bluesky:
- Abra o aplicativo
- Na tela inicial, mude a opção de idioma de "English" para "Português (BR)"
- Clique em "Criar uma nova conta"
- Selecione o provedor de hospedagem. O padrão é o provedor da própria Bluesky, mas você pode escolher o seu próprio, caso tenha um
- Após criar a conta, escolha um nome de usuário (@), adicione uma foto e selecione os tópicos de seu interesse
Como publicar no Bluesky?
- Toque no ícone de "lápis" no canto inferior direito da tela
- Escreva sua mensagem, com até 300 caracteres
- Adicione fotos, se desejar
- Toque em "Postar" para publicar
Dicas úteis
- Para editar o perfil, clique no ícone com a sua foto de perfil no canto inferior direito e selecione "Editar perfil". Lá é possível o seu nome de exibição, descrição, foto e capa
- As notificações ficam registradas em um ícone de campainha na barra inferior, assim como o botão de pesquisa
- Personalize diferentes feeds de acordo com seus gostos pessoais, acessando a opção #Feeds ou o símbolo de "#" na página inicial. Lá você descobre novos feeds, assim como edita os salvos