A Nasa divulgou vídeos que detalham a estrutura conhecida como Pilares da Criação, considerada uma das mais bonitas e icônicas da astronomia. A formação fica a aproximadamente 6,5 mil anos-luz da Terra e tem esse nome por causa do seu "poder" de criar novas estrelas.
As imagens, lançadas na última quarta-feira (26), utilizam dados de artigos científicos, dos telescópios Espacial Hubble, Espacial Webb e Espacial Spitzer e do Observatório de Raios-X Chandra. Astrônomos e artistas da organização modelaram a formação em três dimensões da estrutura.
Uma visualização em duas dimensões da estrutura, em fotografias tradicionais, por exemplo, aparenta três pilares conectados. No entanto, quando ampliadas para 3D, a representação mostra quatro nuvens de poeira com gás ionizado saindo de cada uma. Também conhecidos como Nebulosa da Águia, os Pilares da Criação têm este formato devido aos ventos estelares e à luz de alta energia emitida por estrelas jovens e quentes no centro da nuvem.
— Combinando observações de diferentes comprimentos de onda de luz dos nossos telescópios espaciais da Nasa, ampliamos nossa compreensão do universo. A região dos Pilares da Criação continua proporcionando novos dados que enriquecem nosso conhecimento sobre a formação das estrelas. Agora, com essa nova visualização, todos podem admirar esta paisagem fascinante de uma maneira totalmente nova — diz Mark Clampin, diretor da Divisão de Astrofísica da Nasa, ao site oficial da organização.