Nos últimos dias, um vídeo viralizou no X (antigo Twitter) mostrando duas calculadoras dando resultados diferentes para a mesma conta apresentada. Uma das calculadoras é um dispositivo escolar comum, enquanto a outra é um aplicativo de celular. Na legenda da publicação, o perfil perguntou se os internautas conseguiam explicar o fenômeno.
Por que os resultados são diferentes?
Ainda que pareça que as operações matemáticas são sempre as mesmas, na realidade elas podem evidenciar esses casos a partir de diferentes interpretações das equações. O que acontece no vídeo que viralizou é exatamente isso.
Cada calculadora está considerando uma fórmula matemática diferente. Quando o usuário digita, no específico exemplo, a sequência 50 + 50 x 2, isso é entendido de formas distintas pelos dois dispositivos.
No celular, o aplicativo entende a fórmula como 50 + (50 x 2). O conteúdo dentro do parêntese é calculado primeiro (100), e a soma da outra parcela vem depois, resultando, então, em 150.
Na calculadora física, a fórmula é traduzida como (50 + 50) x 2. Isso acontece porque o dispositivo faz o cálculo em partes. Primeiro, o aparelho soma 50 com 50, chegando a 100 (como pode ser visto no vídeo antes do usuário digitar a multiplicação). Essa quantia de 100 é, então, multiplicada por dois, chegando ao resultado final de 200.
Ou seja, as duas contas estão corretas. Tudo depende da ordem das parcelas considerada pela calculadora para realizar o cálculo.