Nesta quinta-feira (22), a Intuitive Machines, uma empresa do Texas (EUA) deve se tornar a primeira companhia privada a pousar na Lua. O módulo Odysseus transporta experimentos científicos da Nasa e decolou da Flórida na semana passada. A tentativa de pouso está prevista para as 16h49min no horário de Houston (19h49min em Brasília). Acompanhe ao vivo a transmissão.
Se a empresa conseguir realizar seu objetivo - após uma série de tentativas malsucedidas de suas concorrentes no setor - será a primeira alunissagem de uma sonda americana desde o final do programa Apollo, em 1972.
O sistema de propulsão da nave, crucial para o pouso bem-sucedido, já foi testado com sucesso no voo. O processo de pouso será realizado de forma totalmente automatizada.
Objetos transportados
Com pouco mais de quatro metros de altura, o módulo Odysseus transporta seis cargas privadas (incluindo esculturas do artista contemporâneo Jeff Koons que representam as fases da Lua) e seis instrumentos científicos da Nasa.
Inclui ainda um sistema de câmeras desenvolvido pela Embry-Riddle Aeronautical University, que será ejetado 30 metros acima da superfície lunar para capturar o momento do pouso, bem como dispositivos localizados abaixo do módulo para analisar a quantidade de poeira levantada durante a descida, a fim de compará-la com as alunissagens do programa Apollo.
Outro instrumento estudará o plasma lunar (uma camada de gás carregada eletricamente) e medirá ondas de rádio procedentes do Sol e de outros planetas. O módulo de classe Nova-C funcionará com painéis solares e previsão é que opere por sete dias a partir do momento de pouso.