Pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) encontraram canabidiol em uma planta da flora brasileira, a Trema micrantha Blume, da família Cannabaceae. As informações são do site Gizmodo, do Uol.
A descoberta do canabidiol abre brecha para uso em novas áreas sem esbarrar na legislação brasileira, que não permite o cultivo de cannabis. As flores e frutos da Trema micrantha Blume são popularmente utilizadas no tratamento analgésico de erupções cutâneas. As análises preliminares não apontaram para existência de THC (componente que causa efeitos alucinógenos) nas folhas, flores e frutos da planta, habilitando a Trema micrantha Blume para uso medicinal. A planta também é recomendada em casos de reflorestamento.
Como a melhor forma de extração do canabidiol da planta ainda é desconhecida, os cientistas pretendem avançar as pesquisas nesta análise.
A pretensão é, no fim dos estudos, entregar canabidiol puro, quimicamente caracterizado e estruturalmente identificado para entrar em outro ciclo de pesquisas.