Acontece neste sábado (14) um eclipse solar anular, que será visível a partir do Brasil. Observadores do Norte e do Nordeste vão poder contemplar com maior clareza o fenômeno em seu auge. Já no Sul, a latitude fará com que a visualização seja diferente: apenas 17,% do Sol ficará encberto pela Lua.
Para observar o eclipse alguns cuidados devem ser tomados. Olhar diretamente para o Sol é altamente prejudicial, mesmo com óculos escuros. Usar folhas de raio X também não oferece proteção. O mais seguro é usar lentes de capacete de solda, que podem ser encontradas avulsas em ferragens.
Outra possibilidade, mais lúdica e interativa, é fazer uma caixa pinhole, que permite ver a projeção do eclipse. Existe a possibilidade de usar apenas um cartão de papelão, em vez da caixa inteira, e com ele projetar a luz e a sombra em uma parede ou painel.
O evento astronômico começa às 15h41min (horário de Brasília) e se estenderá até as 17h44min, com pico por volta das 16h45min. O céu ficará mais escuro, embora não tanto como durante um eclipse solar total.