A terceira e última Superlua de 2023 ocorre na noite desta sexta-feira (29). O evento astronômico deixa a Lua maior do que o comum para a visão humana. As condições climáticas, porém, podem atrapalhar os gaúchos que desejam acompanhar o fenômeno a olho nu, visto que, à noite, há previsão de muitas nuvens no céu de Porto Alegre e de outras partes do RS.
A Lua é "super" quando atinge o ponto mais próximo de sua órbita em relação à Terra, segundo a Agência Espacial Norte-americana (Nasa), que denomina o fenômeno como "perigeu".
Como ver a Superlua no céu de Porto Alegre?
Para acompanhar a Superlua no céu da Capital, é preciso olhar para o Leste, onde surge a Lua. A tendência é que o melhor momento para observá-la seja na primeira hora de aparição, apesar das chances de tempo nublado.
Como ver a Superlua no RS?
Assim como em Porto Alegre, a Superlua pode ser observada pelos gaúchos de todo o Estado, além dos que estão em Santa Catarina. As condições são as mesmas da Capital: basta olhar para o Leste a partir do começo da noite, se as nuvens permitirem.
Horário da SuperLua
Veículos de comunicação do Brasil apontam que o horário de aparição da Superlua será às 18h28min (horário de Brasília). A expectativa é que possa ser vista até as 6h33min de sábado (30).
*Produção: Nikolas Mondadori