O asteroide 199145 (2005 YY128), que tem aproximadamente 1,2 quilômetro de diâmetro, passará relativamente perto da órbita terrestre na noite desta quarta-feira (15). A informação foi confirmada em uma das contas oficiais da Agência Espacial Norte-Americana (Nasa) no Twitter.
Conforme informou a Nasa nas redes sociais, esse corpo celeste não oferece risco presente ou futuro ao planeta, porque durante durante sua passagem mais próxima da Terra ele ficará a cerca de 4,5 milhões de quilômetros de distância.
"Estamos rastreando o asteroide 199145 (2005 YY128) e conhecemos sua órbita. Em 16 de fevereiro, ele fará sua aproximação , mas a uma distância 12 vezes maior do que a da Terra em relação à Lua, sem ameaça de impacto", diz o tweet.
Segundo o Centro de Estudos de Objetos Próximos à Terra, da Nasa (Center for Near Earth Object Studies, em inglês), o 2005 YY128 pode ser considerado como um asteroide próximo da Terra (NEO, na sigla norte-americana) devido a sua relativa proximidade com o planeta. Além disso, ele também pode ser enquadrado como um asteroide potencialmente perigoso (PHA, em inglês), de acordo com classificação da Agência Espacial Norte-Americana.
Para a Nasa, todo asteroide que passar a uma distância mínima de 0,05 unidades astronômicas (vale lembrar que uma unidade astronômica corresponde a distância média da Terra ao Sol e é igual a cerca de 150 milhões de quilômetros ou 8 minutos-luz de distância) pode ser considerado como potencialmente perigoso, o que justifica a inserção do 2005 YY128 nessa categoria.
Menor distância da Terra em quatro séculos
De acordo com o Center for Near Earth Object Studies, nessa passagem, o 199145 atingirá a menor distância da órbita do planeta em quatro séculos. Ainda de acordo com a instituição, a maior aproximação com a Terra ocorrerá às 20h (horário de Brasília) e se dará a uma velocidade de 88.740 km/h.
A trajetória do corpo celeste poderá ser acompanhada pelo site Orbit Viewer, da Nasa, em tempo real.