A Blue Origin, empresa de turismo espacial de Jeff Bezos, anunciou na terça-feira (31), uma nova data para o lançamento do voo NS-21. O foguete, que contará com seis pessoas na tripulação, incluindo o brasileiro Victor Correa Hespanha, será lançado neste sábado (4), a partir das 10h (horário de Brasília), conforme comunicado da empresa na rede social Twitter.
A decolagem estava inicialmente prevista para o dia 20 de maio, mas no dia 18 de maio a empresa anunciou que o voo precisaria ser adiado. Isso porque, durante as verificações finais do foguete New Shepard, foram detectados problemas técnicos.
"Durante nossas verificações finais do veículo, observamos que um dos sistemas de backup do New Shepard não estava atendendo às nossas expectativas de desempenho", disse a Blue Origin em um comunicado.
A viagem será um bate e volta ao espaço e terá duração de 10 minutos. Eles podem se desprender de seus assentos, flutuar durante alguns instantes em gravidade zero e admirar a curvatura da Terra através de janelas. O preço pago pelos turistas espaciais não foi divulgado.
Esta missão será o quinto voo humano do programa New Shepard e o 21º em sua história.
Quem é o segundo brasileiro que vai ao espaço
Victor Correa Hespanha é engenheiro de produção, tem 28 anos e é natural de Minas Gerais. O jovem será o segundo brasileiro a viajar ao espaço, depois do então astronauta Marcos Pontes, em 2006, e o primeiro a fazer turismo espacial.
Hespanha garantiu sua vaga ao adquirir um NFT (token não fungível) pela primeira vez, usando criptomoedas — um investimento de R$ 4 mil — pela Crypto Space Agency (CSA), uma entidade que tem como objetivo aliar a tecnologia da indústria espacial ao poder financeiro dos mercados de criptomoedas.
No dia 25 de abril, a CSA colocou 5.555 NFTs à disposição do público, sendo que um dos donos teria a chance de viajar ao espaço. No dia 30 de abril, foi feito o sorteio, e Hespanha foi contemplado.
"Eu comprei (o NFT) pensando na valorização potencial. Eu nunca imaginei que o meu seria sorteado", disse Hespanha, citado no comunicado.
Conheça a tripulação
Além do brasileiro, a tripulação inclui a engenheira elétrica e ex-chefe de testes da NASA Katya Echazarreta, natural de Guadalajara, no México. Ela será a primeira mulher mexicana a ir ao espaço.
Também participam da viagem o investidor e astronauta NS-19 Evan Dick, o piloto de jato executivo e presidente da Action Aviation, Hamish Harding, o cofundador da Dream Variation Ventures, Jaison Robinson, e o ofundador da empresa Insight Equity Victor Vescovo, Comandante.