Uma agência de inteligência dos Estados Unidos informou nesta quarta-feira (2) que seu mais recente satélite espião foi lançado com sucesso em órbita pelo foguete reutilizável Falcon 9, da SpaceX, empresa do bilionário Elon Musk.
O foguete decolou às 12h27, horário local (17h27 de Brasília), da Base Aérea de Vandenberg, na Califórnia, informou o Escritório Nacional de Reconhecimento (NRO), encarregado da Força Espacial dos Estados Unidos, em comunicado.
Depois de colocar o satélite, chamado NROL-87, em órbita, o Falcon 9 pousou de volta na base, revelou a agência.
"O NROL-87 foi projetado, construído e operado pelo NRO para apoiar sua missão de reconhecimento aéreo", disse o comunicado.
O NRO deu alguns detalhes sobre o satélite, acrescentando que ele "fornecerá uma gama mais ampla de informações de inteligência em tempo hábil".
A NRO, uma divisão do Departamento de Defesa norte-americano, opera uma enorme rede de satélites de vigilância e tem sede perto de Washington, na Virgínia. O NROL-87 é o primeiro satélite lançado pela NRO em 2022 e marca a terceira vez que a agência usa um foguete Falcon 9. Nos últimos dois anos, o NRO lançou mais 16 satélites.