Correção: Shannon Walker e Megan McArthur não foram as primeiras mulheres astronautas da Nasa, como informado no título desta reportagem entre as 11h53min e as 12h33min de 9 de fevereiro; elas foram as primeiras mulheres astronautas a tripular as missões espaciais da empresa SpaceX (Crew-1 e Crew-2).
A SpaceX está renomeando os seus navios de recuperação com nomes de astronautas da Nasa. Na semana passada, duas embarcações cargueiras foram nomeadas como Shannon Walker e Megan McArthur, uma referência às primeiras mulheres astronautas que viajaram ao espaço pela empresa de Elon Musk.
Os navios renomeados são o GO Navigator e o GO Searcher, ambos operados pela Guice Offshore (GO) e contratados pela SpaceX para a recuperação de naves e foguetes após o lançamento. Além deles, outros dois trocaram de nomes e são chamados agora de Bob Behnken e Doug Hurley, uma referência a dois astronautas que voaram em maio de 2020 na primeira missão tripulada com a nave Crew Dragon.
Há alguns anos a SpaceX vem utilizando os navios da GO e frequentemente eles passam por mudanças para se ajustar às demandas de recuperação de peças da empresa. Ainda não se sabe se as embarcações passarão a ser propriedades da empresa.
Primeira astronauta da SpaceX
Shannon Walker,56 anos, é formada em Física e começou a trabalhar no Centro Espacial Lyndon B. Johnson em 1987. Lá, ela era controladora de voo na área robótica do programa do ônibus espacial.
Devido aos estudos que realizava sobre a interação do vento solar com a atmosfera de Vênus, Shannon abandonou temporariamente a Nasa. Depois de algum tempo, retornou para trabalhar no programa da Estação Espacial Internacional (ISS).
Em 1999, Shannon foi enviada a Moscou, na Rússia, para atuar junto à Agência Espacial Russa em desenvolvimentos técnicos da estação. No ano seguinte, retornou para Houston, nos Estados Unidos, e passou a se dedicar novamente à ISS, até ser selecionada para o grupo de astronautas em 2004.
Durante dois anos realizou um curso de preparação para astronauta, até que em fevereiro de 2006, foi designada como comandante reserva da Expedição 22 à ISS e depois como engenheira de voo da Expedição 25. Sua primeira viagem espacial aconteceu em 15 de junho de 2010, quando integrou a tripulação da Expedição 24 na ISS. O retorno à Terra aconteceu após 163 dias em órbita.
A viagem espacial mais recente de Shannon aconteceu em novembro de 2020, quando fez parte da Crew-1, a primeira missão comercial da SpaceX. Com isso, tornou-se a primeira mulher a embarcar na nave da empresa.
A piloto da Crew-2
Katherine Megan McArthur, 50 anos, é formada em engenharia aeroespacial e phD em Oceanografia pela Universidade da Califórnia em San Diego. Em 2000, foi selecionada para o curso de astronauta da Nasa.
Megan integrou a tripulação da Atlantis STS-125. A missão consistia no último voo do ônibus espacial em manutenção do telescópio espacial Hubble, lançado ao espaço em 11 de maio de 2009 para uma estadia em órbita durante 12 dias.
A astronauta também fez parte da tripulação SpaceX Crew-2 e assumiu a função de piloto. A missão foi lançada em 23 de abril de 2021 e o retorno à Terra aconteceu em 9 de novembro do ano passado.