Um bólido, tipo de meteoro bastante luminoso, foi visto por moradores de cidades na fronteira entre o Rio Grande do Sul e o Uruguai na manhã desta quarta-feira (20). Conforme o relato, um clarão foi visto, seguido de um alto ruído.
De acordo com o diretor-técnico da Brazilian Meteor Observation Network (Bramon), Marcelo Zurita, equipamentos registraram o fenômeno por volta das 11h50min em Bagé. Pelo clarão e barulho registrados, Zurita avalia que o objeto visto tenha ao menos um metro de diâmetro.
— Nós vemos com bastante frequência meteoros menores, que possuem normalmente o tamanho de um grão de arroz e já são capazes de deixar um rastro de luz no céu. Para gerar o fenômeno observado hoje, visto mesmo durante o dia, o objeto precisa ser maior.
Após a passagem, bólidos se partem em pedaços que podem cair no solo. No entanto, é muito raro que causem algum tipo de dano, segundo Zurita.
O diretor explica que o barulho de explosão registrado é causado pelo deslocamento de ar:
— Esses objetos maiores chegam até as camadas mais baixas e mais densas da atmosfera, que oferecem maior resistência ao objeto, o que gera maior liberação de energia e também esse ruído que é ouvido pelos moradores.
Zurita lembra que um objeto de magnitude equivalente foi registrado há cerca de um ano no Estado, na cidade de Vacaria. O fenômeno foi observado em outubro de 2020, de madrugada, e também causou clarão e barulho.