Uma nova espécie de dinossauro, da linhagem dos terópodes, foi apresentada por um pesquisador da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) como antepassado do Tiranossauro Rex e do Velociraptor. O fóssil do animal foi encontrado no Sítio Niemeyer, em Agudo, na Região Central do Rio Grande do Sul. As informações são do G1.
Segundo Rodrigo Temp Müller, pesquisador do Centro de Apoio à Pesquisa Paleontológica - Cappa, da UFSM, o Erythrovenator jacuiensis viveu há 230 milhões de anos, no período triássico, durante a ascensão da era dos dinossauros.
Conforme os estudos, o chamado Caçador Vermelho do Rio Jacuí - nome dado por conta da cor do fóssil e da localização onde foi encontrado – viveu em um período entre 233 e 225 milhões de anos atrás. A pesquisa aponta que o animal tinha cerca de 2 metros de comprimento, pesava cerca de 9 kg e era carnívoro.
Um fragmento ósseo fossilizado de uma perna do animal foi descoberto em 2017, e o estudo sobre ele, apresentado recentemente no Journal of South American Earth Sciences. É o quarto dinossauro descoberto em Agudo. Conforme o Cappa, a descoberta faz com que Agudo seja o município gaúcho com maior número de espécies de dinossauros encontradas.