Lançado ao espaço em 6 de fevereiro de 2018 pela SpaceX, de Elon Musk, um Tesla Roadster "pilotado" pelo traje espacial batizado de Starman está hoje a cerca de 13,8 milhões de quilômetros de Marte. O veículo, no entanto, já chegou a ficar a 7,4 milhões de quilômetros do Planeta Vermelho na primeira semana de outubro, informou o site Live Science.
Para se ter uma ideia, a vez em que Marte e Terra ficaram mais próximos foi em 2003, a uma distância de 53 milhões de quilômetros.
Como o Tesla Roadster com o Starman leva 557 dias para dar uma volta ao redor do sol, completou a primeira órbita em meados de agosto do ano passado. Agora, está em sua segunda volta. É possível acompanhar as distâncias que o carro percorre neste site.
Apesar do alarde em torno do Tesla, pouco dele deve ter restado. Segundo o Live Science, a radiação solar entre os planetas, possivelmente, destruiu materiais como a tinta vermelha, os pneus de borracha e os assentos de couro do carro. Partes de plástico e fibra de carbono também devem se desintegrar fora da atmosfera terrestre.
Em pouco menos de mil dias de viagem, o Tesla pilotado pelo Starman já percorreu mais de 2 bilhões de quilômetros e deve seguir seu percurso. Um estudo de modelagem de órbita feito em 2018 determinou que a dupla deve atingir a Terra ou Vênus em milhões de anos. As chances de impacto com no nosso planeta são de 6%, informou o site Space.