A passagem de mais um meteoro pelo céu do Rio Grande do Sul foi registrada na noite de quinta-feira (27) pelas câmeras do Observatório Espacial Heller & Jung, localizado na cidade de Taquara, na região metropolitana de Porto Alegre. No último dia 11, um meteoro conhecido como Earthgrazer também foi gravado pelo observatório.
Os registros foram realizados às 19h08min. Nas imagens, o bólido parece passar quase ao lado da Lua, no entanto, o professor Carlos Fernando Jung, diretor científico da Brazilian Meteor Observation Network (Bramon) e proprietário do observatório, explica que a distância é grande:
— A distância entra a Terra e a Lua é de aproximadamente 384.403 quilômetros, podendo variar em função da órbita da Lua. O meteoro registrado, quando entrou na atmosfera da Terra, estava a 87,6 quilômetros de altitude, até sair do campo de visão da câmera, a 80,9 quilômetros de altitude.
Segundo Jung, a câmera que registrou o fenômeno estava posicionada no zênite, ou seja, “como se você estivesse olhando 100% para cima”. Ele afirma que, após uma análise, foi possível verificar que o meteoro pertence à classe August mu Draconids.
— (Ele) possui uma magnitude aparente de -2.4 e teve duração de 1,98 segundo até sair do campo de visão da câmera — comenta o professor.
Além disso, Jung supõe que, por não ser registrada sua extinção desde o momento do registro até seu término, o meteoro também seja um Earthgrazer — que entra na atmosfera em camadas superiores e depois retorna ao espaço.
O fenômeno também foi registrado pela Câmera All Sky do observatório, que tem visão de 360° do céu. Na imagem, é possível verificar que durante o registro não ocorreu a extinção na atmosfera, como citado pelo professor.