Mais um fenômeno astronômico poderá ser visto do céu do Rio Grande Sul. No próximo domingo (9), será a vez de presenciar a ocultação total de Marte pela Lua. A expectativa é de que o evento comece às 5h02min, que será o momento quando a borda da Lua será tocada pelo planeta vermelho. Cálculos apontam que o término da ocultação será às 6h21min.
Luiz Antônio da Silva, astrônomo e coordenador do Núcleo de Astromídia da Rede Omega Centauri, explica que é comum estrelas serem encobertas pela Lua, mas que é raro planetas ficarem escondidos atrás do satélite natural da Terra. Isso porque o número de estrelas é bem maior do que o de planetas que temos no universo.
Além disso, ele explica que o evento é peculiar por exigir o alinhamento da Terra, da Lua e de Marte.
— O fato de a Lua passar na frente de Marte é resultado da coincidência do plano de órbita dos elementos envolvidos. É por isso que o planeta ficará escondido — explica ele.
Como ver
Para assistir ao espetáculo, não será preciso muito esforço. Basta fazer uso de um binóculo ou telescópio e apontá-lo em direção à Lua. Neste caso, não é preciso se deslocar a pontos elevados da cidade, como morros e topos de prédios. E uma ajudinha para uma melhor visualização também será dada por São Pedro, já que o clima seco facilita a observação do céu.
Vale destacar que está é a primeira de uma série de três ocultações de Marte que acontecerão este ano e que poderão ser vistas aqui do Estado. As outras duas estão previstas para setembro e novembro. A diferença é que as próximas duas serão ainda mais raras, porque serão do tipo rasante, explica Silva:
— É a passagem de raspão do planeta pela borda lunar. Esses eventos são raros, e essa sequência de ocultações lunares de Marte não é vista, aqui no Rio Grande do Sul, há mais de 50 anos.
Após este domingo, a próxima ocultação de Marte pela Lua será na noite de 5 para 6 de setembro, e a última é prevista para 3 de outubro.