Saturno virou o jogo, superou Júpiter e é agora o planeta com mais luas, anunciou nesta segunda-feira (7) a União Astronômica Internacional.
Com a descoberta de mais 20 satélites feita pela Carnegie Institution for Science, dos Estados Unidos, o planeta conhecido por seus anéis passou a ter 82 luas. Júpiter tem 79, pela contagem oficial.
Os novos objetos descobertos são de pequenas dimensões, com diâmetro próximo dos cinco quilômetros. Deles, 17 têm órbita retrógrada, ou seja, giram na direção contrária à rotação do planeta. As luas foram descobertas com o telescópio Subaru, que fica em Maunakea, no Havaí.
— O estudo das órbitas dessas luas pode revelar suas origens, bem como informações sobre as condições nos arredores de Saturno no momento de sua formação — afirmou Scott Sheppard, líder do grupo que fez a descoberta.
A maior parte das luas de Júpiter e Saturno foram detectadas pelos cientistas nos últimos 50 anos. Eles acreditam que novas descobertas ainda possam ser feitas e que Júpiter possa voltar ao primeiro posto no ranking de planeta com mais satélites, que ocupava desde a década de 1990.