Nesta terça-feira (2), os gaúchos poderão acompanhar um eclipse solar parcial. Para que o público da Capital possa ver o fenômeno, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) irá realizar, das 16h30min às 18h, uma observação ao lado da Usina do Gasômetro. O eclipse ocorre quando há uma conjunção da lua nova com o sol, fazendo com que suas posições coincidam e, dessa forma, o astro rei seja escondido pelo satélite.
Conforme a diretora do Planetário da UFRGS, Daniela Borges Pavani, uma equipe estará na calçada ao lado do Gasômetro com um telescópio e filtros de proteção para quem quiser matar a curiosidade. O percentual de obscurecimento do sol pode chegar a 58% em Porto Alegre.
— Vamos estar ali para conversar e explicar sobre o fenômeno. Também teremos uma equipe de professores e bolsistas encarregada das fotos no terraço do Gasômetro — completa Daniela.
A intensidade do fenômeno varia em cada região do Estado. Municípios mais ao norte podem ter obscurecimento com menos 1% ou 2% em relação a Porto Alegre, enquanto os mais próximos da fronteira com o Uruguai tendem a enxergar uma sobreposição maior.
Para acompanhar o fenômeno com segurança, é importante utilizar um vidro de soldador nº 14, encontrado em ferragens. O mesmo pode ser usado na frente das câmeras de celulares para fotografar. O uso de radiografias ou binóculos deve ser evitado.
O evento, que tem o apoio da Secretaria Municipal de Cultura, é organizado pelo Planetário e pelo Departamento de Astronomia e Observatório Astronômico do Instituto de Física da UFRGS.