Comparando a irreverência do skatismo com a determinação empresarial de Israel para criar novas tecnologias, o economista e especialista em marketing Cassio Sclovsky Grinberg, 46 anos, abriu, na manhã deste sábado (1º), o ciclo de palestras da Fábrica do Futuro, um dos espaços do BS Festival. O evento de inovação e criatividade ocorre até domingo (2) em pavilhões do Shopping Total e prédios do bairro Floresta, em Porto Alegre.
O festival reúne futuristas, educadores, pensadores, publicitários, comunicadores com objetivo de difundir novas ideias aplicáveis a diferentes áreas como arte, gastronomia e empreendedorismo.
Com o tema "Quer Inovar? Vá para Israel de Skate", Grinberg discorreu por quase uma hora sobre a existência de um paralelismo entre o skate e Israel – país de origem de sua família – em termos de criação e geração de ideias.
Usando apresentações de vídeos em um telão e, por vezes, cruzando o palco com um skate, Grinberg afirmou que tanto Israel quanto o skatismo são outsiders. Ou seja, fogem do senso comum, não se apegando a padrões tradicionais para inovar.
– Inovação tem a ver com fazer a coisa diferente – enfatizou.
Para Grinberg, o skatista é um inovador por natureza, porque está sempre em busca de uma nova manobra, empregando um estilo próprio, inspirado em movimentos até então conhecidos. Em um vídeo, ele mostrou cenas de um skatista que ficou cego aos 20 anos, e inventou um jeito particular de seguir com o esporte, segurando um bastão que toca o solo.
Ele lembrou que o skate nasceu da cabeça de surfistas que, entediados com dias de poucas ondas, colocaram rodas em uma tábua e passaram a andar pelas ruas. Mais tarde, insatisfeitos com o terreno disponível para brincadeiras, skatistas da Califórnia (Estados Unidos), passaram a se oferecer para limpar piscinas em mansões. Depois era só era esperar os moradores viajarem e entrar nas piscinas secas para experimentar manobras mais radicais.
– Quer estudar inovação, tem de analisar a delinquência juvenil – afirmou Grinberg, lembrando que a frase é de Yvon Chouinard, surfista e empresário norte-americano, idealizador de roupas e equipamentos de escalada em rocha que revolucionaram o esporte, após se rebelar com a qualidade e os preços dos apetrechos até então disponíveis.
Grinberg também lembrou que os criadores do Airbnb (plataforma mundial de aluguel de acomodações) não entendiam nada de hotelaria.
Mas o que Israel tem a ver com isso? Conforme Grinberg, o mundo inteiro está de olho em Israel pelo fato de estar na vanguarda de inovações, com grandes espaços dedicados ao empreendedorismo.
– Está no DNA do israelense a inovação. As empresas investem muito em projetos não convencionais, fora da curva. É o pais que mais gera startups e com mais startups por metro quadrado – garantiu.
Conforme Grinberg, foi da startup israelense Mobileye, que a Intel, empresa gigante de tecnologia americana comprou por U$ 15 bilhões, um dispositivo de visão artificial em veículos que evita motoristas dormirem dirigindo. O sistema usa uma câmera de vídeo direcionada para o rosto do condutor. À medida que ele fecha o olho, vibra o volante que põe o motorista em alerta e surge uma xícara de café no painel do carro.
Ele também lembrou que o Waze – aplicativo de trânsito baseado na navegação por satélite – foi desenvolvido pelo exército israelense para rastrear movimentos paralelos de tropas inimigas durante conflitos no Oriente Médio, e que foi, também em Israel, que surgiu tecnologia para condensar, em poucos minutos, horas de imagens em vídeo – usada para identificar autores do atentado à Maratona de Boston, em 2013.
Grinberg também lembrou outra característica que aproxima o skatismo e o exército de Israel: assim como entre praticantes do esporte há liberdade para criar manobras, no exército israelense não existe hierarquia, prevalecendo a linearidade, autonomia e criatividade.
– Sargento serve café para soldado – exemplificou.
Ao final, Grinberg convidou o público a ir de skate para Israel.
– Mas se não der, vá até a esquina para ver o que acontece.
O BS Festival programou mais de 120 palestras com mais de 1,5 mil inscritos em palestras, workshops, e aproveitar beertrucks, foodtrucks e se entreter com apresentações artísticas e musicais – a chuva atrapalhou essas atividades previstas para o sábado. O BS Festival é promovido pela Black Sheep Project e Grupo Autral, tem patrocínio do Grupo RBS e 99 POP.