O mês de julho contará com um espetáculo a parte para quem gosta de admirar o céu à noite. No dia 27 de julho, um eclipse lunar total poderá ser visto no Estado. No dia 31, às 4h49min, quem estiver no Rio Grande do Sul poderá ver Marte a cerca de 57 milhões de quilômetros, a marca mais próxima do planeta Terra dos últimos 15 anos. O círculo vermelho poderá ser visto a olho nu até nascer o dia. Um ponto alaranjado poderá ser visto já desde o dia 9 de julho.
No dia 27, um eclipse lunar total — quando Sol, Terra e Lua se alinham e a sombra do nosso planeta é projetada sobre o satélite — poderá ser acompanhado no Estado a partir das 17h46min. No Rio de Janeiro, o fenômeno já se manifesta 20 minutos antes. A expectativa é de que a Lua nasça cheia, já com o aspecto alaranjado — o tom varia conforme o grau de poluição e de cobertura de nuvens. Segundo o físico do Observatório Astronômico da UFRGS, Claudio Miguel de Vilacqua, aos poucos, a Lua volta a cor normal.
— O interessante é que a Lua já nasce eclipsada. É algo raro. Normalmente, vemos quando já está acontecendo — afirma.
A manifestação no céu será visível por um tempo considerado longo: cerca de quatro horas. Isso porque, no mesmo dia, ocorre o apogeu, quando a Lua está em um ponto distante de sua órbita e, por consequência, com menor velocidade.
Para garantir as melhores imagens dos fenômenos, o físico aconselha buscar um local livre de poluição visual, com um bom horizonte e direcionado a Leste.