Se você usa computador já deve ter perguntado: para que servem aquelas teclas "F" na parte superior do teclado? Pouca gente sabe, mas os botões de "Função" – daí vêm o "F" – são atalhos para economizar tempo e movimentos pelo teclado durante a execução de trabalhos ou do uso rotineiro do computador.
Leia mais
Estudantes gaúchos criam aplicativo para ensinar descarte de resíduos
Saiba como ler as mensagens do WhatsApp sem ser descoberto
Vai trocar de computador? Saiba qual a função das principais peças
Normalmente, os teclados contam com 12 teclas de função, que podem variar suas utilidades de acordo com o programa que está sendo usado. Abaixo, confira os principais atalhos das teclas "F" no Windows, nos navegadores e nos programas do pacote Office.
No Windows ou Windows Explorer (documentos, imagens, músicas, vídeos e arquivos)
F1 – Abre a aba de ajuda do programa que está sendo usado.
F2 – Renomeia um arquivo selecionado no Windows Explorer.
F3 – Abre a janela de busca.
F4 – Abre a barra de endereços para digitar o caminho de uma pasta.
F10 – Abre o menu superior de comandos (arquivo, editar, exibir, ferramentas e ajuda).
Shift + F10 – Equivale a clicar no botão direito do mouse.
Nos navegadores (Internet Explorer, Google Chrome e Mozila Firefox)
F1 – Abre a aba de ajuda do navegador.
F3 – Abre a janela de busca por uma palavra na página (equivalente ao Ctlr + F).
F5 – Atualiza a página.
F11 – Ativa o modo de navegador em tela cheia do Google Chrome.
Pacote Office
Word
F1 – Abre a aba de ajuda.
F2 – Move a palavra selecionada (selecione uma palavra, aperta a tecla, mova o ponteiro do mouse até a parte desejada do texto e tecle Enter).
F3 – Insere um bloco de construção salvo previamente (crie um em Inserir > Partes Rápidas > Salvar seleção na galeria de partes rápidas).
Shift + F3 – Alterna o texto selecionado entre maiúsculas e minúsculas.
F4 – Repete o último comando executado.
F5 – Abre a janela Ir Para (Página, Seção, Linha). Dá acesso a busca e substituição de palavras.
Shift + F5 – Volta o cursor de texto para posições anteriores.
F7 – Verifica a ortografia.
Shift + F7 – Abre o dicionário de sinônimos.
F8 – Duas vezes, seleciona a palavra; três, a frase; quatro o parágrafo; cinco, o texto todo. Esc para desfazer a seleção.
F10 – Permite aceso aos menus de comandos por letras (sem o mouse).
F12 – Abre a opção "Salvar como".
Excel
F1 – Abre a ajuda do programa.
F2 – Abre a célula selecionada para edição.
Shift + F2 – Insere ou edita um comentário na célula selecionada.
Shift + F3 – Insere uma função.
F4 – Repete o último comando.
F5 – Abre a janela "Ir para".
F6 – Alterna entre planilha, menu de opções, painel de tarefas e opções de zoom.
F7 – Verifica a ortografia e gramática da planilha.
F8 – Ativa o modo de estender seleção a partir da célula atual (ao clicar em outra, seleciona o intervalo).
Shift + F8 – Permite selecionar células e intervalos não-adjacentes (Esc para sair).
F9 – Calcula as planilhas em todas as pastas de trabalho.
Shift + F9 – Calcula as células da planilha ativa.
F10 – Permite o acesso aos menus de comando por letras.
F11 – Cria automaticamente, em outra guia, um gráfico de barras a parti das células selecionadas.
F12 – Abre a opção "Salvar como".
PowerPoint
F1 – Abre a aba de ajuda.
F2 – Em caixas de texto, alterna entre seleção da caixa e a edição do conteúdo.
Shift + F3 – Alterna o texto selecionado entre maiúsculas e minúsculas.
F4 – Repete o último comando executado.
F5 – Inicia uma apresentação de slides.
F6 – Alterna entre apresentação, opções de zoom, miniaturas de slides e menu de opções.
F7 – Verifica a ortografia e gramática da apresentação.
F10 – Permite o acesso aos menus de comandos por letras.
F12 – Abre a opção "Salvar como".
* Produção: Alberi Neto