Os lançamentos mais aguardados e velhinhos que nunca deixaram de ser sucesso, blockbusters e independentes, arenas de competição e, claro, muita quinquilharia nerd. Desta quinta até segunda-feira, São Paulo se transforma na meca do videogame com a Brasil Game Show.
Uma das maiores feiras de games da América Latina, a BGS é também um indicador do crescimento do mercado e do interesse pelo universo do entretenimento eletrônico: são esperadas cerca de 300 mil pessoas nos seis dias de feira, que deverão passar por 200 expositores – 20 a mais do que no ano passado. Para dar conta dessa demanda, a BGS precisou mudar do Expo Center Norte para o São Paulo Expo, ocupando um espaço duas vezes maior que o anterior.
Leia mais:
Empresa gaúcha é a primeira a captar recursos do BNDES para games
A invasão dos board games
Cinco games para conhecer os dinossauros gaúchos
Pelos corredores, gigantes como Microsoft e Sony, responsáveis pelas plataformas Xbox e PlayStation respectivamente, apresentam suas grandes apostas ao lado de ilustres desconhecidos no pavilhão indie – espaço que esse ano cresceu 300%, com 108 estúdios confirmados contra 36 da edição passada.
– O mercado de games no Brasil é um fato, mas ainda há muito espaço para crescimento, especialmente no setor independente – afirma Cheny Schmeling, cofundador da Kinship, que veio para a BGS lançar o game Skydome e o periférico Wipace.
Claro que os blockbusters ainda são as grandes atrações da festa. Em estandes suntuosos e barulhentos, games como Gwent, Watch Dogs 2, Gears of War 4, Resident Evil 7, Horizon: Zero Dawn e Fifa 17 disputam a atenção dos visitantes – que, mesmo no primeiro dia, aberto apenas para imprensa, convidados e VIPs, concentram a maior parte das filas, indicando que continuarão assim até segunda e devem dominar as listas de mais vendidos quando chegarem às lojas nos próximos meses.
Grande novidade da edição passada, a realidade virtual virou commodity na BGS este ano. De desenvolvedores de periféricos, como a Nvidia, passando por editoras, como a Warner Bros., a tecnologia de criação de mundos paralelos está por toda a parte – com destaque para o game Batman VR, que promete transformar o jogador no próprio Cavaleiro das Trevas.
Para além dos games, a BGS abriga ainda uma área exclusiva do YouTube para receber grandes celebridades da internet, os youtubers. Concorrente pero no mucho, a plataforma de streaming Twitch fará a mesma ação com seus próprios astros, os streamers. Quem se cansar de caminhar e jogar poderá sacudir o corpo no game de dança Just Dance, cujo estande abrigará a etapa brasileira da Copa do Mundo de Just Dance.