Luciano Potter está em Austin, no Texas (Estados Unidos), para assistir aos eventos do South by Southwest (SXSW), festival de música, cinema, TV, tecnologia e tendências que ocorre até o dia 20. Veja abaixo um resumo do que ele viu e fez no fim de semana.
Pedicabs
São muitas palestras por dia, 30 minutos entre uma e outra, e o SXSW se espalha por hotéis, salas de cinema, bares e centros. Ou seja, você precisa se mexer rapidamente. Caminhar é uma saída, um dos patrocinadores é uma marca de carros e dá umas caronas, os aplicativos como Uber e Lyft são fortes, mas os mais simpáticos são esses pedicabs. Alguns tocam música alta, e a sua "carroceria" serve como publicidade para algumas marcas. O preço é negociado na hora. Se chover, tem um teto esperto.
***
Silicon Valley
A felicidade nerd pode estar na primeira sala que você entrar. Qualquer uma pode ter um assunto legal de tecnologia, cinema, música e séries. Foi o que fiz ao enfrentar uma bela fila para ver quatro atores e dois produtores do seriado americano Silicon Valley. A terceira temporada da série chega no HBO Brasil e EUA, ao mesmo tempo, dia 24 de abril.
O que era para ser um bate-papo virou uma hora de stand-up comedy dos caras. Thomas Middleditch, Zach Woods, Martin Starr e Josh Brener _ da direita para esquerda _ e mais os produtores do canal pago Alec Berg e Mike Judge protagonizaram um festival de piadas, brincadeiras e sacanagens entre si. Quando foi aberto ao público o direito de perguntar, os caras também riam e se divertiram.
Como na plateia tinham muitos representantes do Vale do Silício de verdade, muitas piadas foram focadas nisso. Sobre aplicativos, dizem usar os mais famosos (Instagram, Facebook etc) e fizeram brincadeiras com o Grindr _ mais velho que o Tinder e focado no público gay. O que deu para notar com a trupe é que eles, fora dos personagens, não dão muita bola para o mundo que vivem na série _ no sentido de que não querem ser criadores de apps que podem mudar o mundo.
Rua 6
Quando dizia que iria para Austin, Texas, para o SXSW, quem já tinha ido falava: "vai na 6th st, cara! Vai lá". Anotei: Rua 6, a sexta. Mas sou um cara focado, estou aqui para palestras. Aprender, no mesmo dia, sobre tipografia e como ganhar dinheiro com jornalismo na internet. Mas a 6th é isso: um monte de gente procurando bares e festas particulares das empresas que aproveitam o festival para fortalecer suas marcas (Spotify, Mashable, Pandora, Google, Gatorade etc) e seriados como Mr. Robot, Game of Thrones e Fargo.
Veto ao hijab
Deu problema. Essa moça se chama Ibtihaj Muhammad, ela é atleta de esgrima dos EUA e vai à Olimpíada no Brasil. Será a primeira pessoa americana a usar, nos Jogos Olímpicos, uma hijab, lenço na cabeça e símbolo religioso do islamismo. Pois a moça veio para dar uma palestra no SXSW. No cadastramento, um dos voluntários pediu para ela tirar o lenço. Ela disse que não. Aí ela tuitou e a coisa cresceu. O festival já emitiu um comunicado com um pedido de desculpas dizendo que o voluntário não participa mais do cadastramento.
Brasileiros
O Brasil está com um espaço grande aqui. Empresas vêm para falar do que se faz de bom nas áreas de tecnologia e inovação. O pessoal de marcas como Hometeka, Bike da Firma e iBliss explicam o negócio delas para quem visita os estandes. A hashtag é #BrasilAtSXSW.