Facebook anunciou, nesta quarta-feira, que irá disponibilizar aos usuários em todo mundo o Reactions. O novo recurso amplia as possibilidades de interação com uma postagem na rede social. Além do tradicional "curtir", agora também estão disponíveis os botões "amei", "haha", "uau", "triste" e "grr". A mudança deverá ser gradual, nem todo mundo vai ter as reações disponíveis na timeline ao mesmo tempo.
Confira o vídeo do Facebook sobre a novidade:
Introducing Reactions from Facebook on Vimeo.
"Nós entendemos que isto é uma grande mudança. Por mais de um ano nós estivemos conduzindo testes no mundo inteiro, com grupos focais e pesquisas para determinar quais tipos de reações as pessoas gostariam de usar. Nós também analisamos como as pessoas comentam nos posts, além de olhar para os emojis mais populares como sinais de reações utilizadas atualmente", afirmou o Facebook, em comunicado.
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Em teste desde outubro do ano passado em sete países: Espanha, Irlanda, Chile, Portugal, Filipinas, Japão e Colômbia.
Publicado por Mark Zuckerberg em Quinta, 8 de outubro de 2015
Today we're launching a test of Reactions -- a more expressive Like button. The Like button has been a part of...
Em outubro de 2015, Mark Zuckerberg anunciou pela rede social que os novos botões entrariam em fase de testes. O CEO do Facebook escreveu que por anos, muita gente pediu um botão "Descurtir", como uma forma de expressar emoções negativas e quando o "Curtir" não seria apropriado para determinada situação.
"Passamos muito tempo pensando na melhor maneira de dar mais opções para que vocês possam se expressar melhor, mantendo toda a experiência respeitosa e simples", disse Zuckerberg na postagem.
De acordo com a Bloomberg, a empresa decidiu não incluir um botão "Descurtir" pois atrairia muita negatividade. As novas reações, no entanto, surgiram depois de muita pesquisa. Afinal, o "like" é o que movimenta toda a interação social da rede, e é o que dita o que o usuário irá receber na timeline – o algortimo do Facebook se baseia na atividade para entregar o conteúdo para os usuários. A mudança não vai acabar o mais famoso botão da mãozinha, mas vai disponibilizar uma extensão dele. E isso terá um papel ainda maior no que aparece no feed de cada pessoa, já que dessa forma será mais preciso avaliar as emoções dos usuários sobre determinado assunto.
Quando o projeto começou, a equipe da rede social começou a avaliar quais eram os comentários mais frequentes nos posts dos usuários, que variavam desde "Haha", "Lol" – em inglês, laughing out loud, em português, algo como "rindo alto – ou emojis de corações. Ainda de acordo com a Bloomberg, o chefe de produto do Facebook, Chris Cox, revelou que a rede social quer que os usuários possam se comunicar com uma linguagem global, que seja compreensível para todas as culturas, e nesse quesito, com emojis, não há erro. Cox também acredita que as pessoas preferem dispensar o teclado quando estão usando smartphones. Uma imagem seria uma forma mais precisa para expressar uma emoção naquele momento, sem precisar digitar.
E isso tudo acompanha uma tendência que já é vista em outras redes sociais. De acordo com estudo do Instagram, desde que a Apple e o Android incluíram os emojis no teclado internacional dos seus dispositivos (respectivamente, em 2011 e em 2013), a linguagem da internet passou a mudar. No Brasil, 37% das legendas e comentários já levam emojis. O estudo do Instagram também revelou que esses símbolos estariam acabando com os famosos acrônimos (OMG!) e gírias e expressões da internet como “ahaha”.
Para utilizar as novas reações, no smartphone, basta que o usuário mantenha pressionado o botão "Curtir" de uma postagem. Assim, os novos ícones surgirão na tela. Basta deslizar o dedo e escolher qual se deseja postar. Na versão desktop, as novas reações aparecem apenas passando o cursor por cima do botão "Curtir".