Enquanto no calorão de domingo as praias do Estado estão lotadas de banhistas, os campuseiros do Rio Grande do Sul embarcam em caravana rumo a São Paulo. Campuseiro é o nome dado a quem participa da Campus Party, maior evento de internet do país, que começa na próxima terça-feira e vai até sábado.
Pelas 14h, os gaúchos aficionados por tecnologia começavam a chegar no ponto de encontro, o Parque da Redenção, para embarcar na viagem de quase 24 horas. Nas malas, notebooks, PlayStation, computadores desktop, telas. Cada um carrega o que precisa para ficar o dia todo dentro do Pavilhão de Exposição do Anhembi, um espaço de 64 mil metros quadrados e com uma monstruosa conexão à internet de 40GB.
A caravana foi organizada pelo mestrando em Ciência da Computação Emilio Hoffmann, de 23 anos. Há quatro anos ele vai a Campus Party. Nos últimos dois, tem ficado à frente dos preparativos para a viagem. Pelo Facebook, por meio de amigos ou conhecidos, 41 campuseiros, com idades entre 18 e 40 anos, lotam o ônibus que vai até a capital paulista.
– Muita gente vai de avião, mas a gente gosta de ir de ônibus, para ir conversando, se conhecendo. Ano passado assistimos a trilogia inteira do Senhor dos Anéis no caminho – conta Emilio.
Chegando lá, a tarefa é organizar as barracas no acampamento, onde vão dormir até sábado, e colocar a postos todos os gadgets e computadores. Para os campuseiros, verão não é sinônimo de praia, mas de Campus Party.