Em muitos casos, a tecnologia pode agir a favor de quem teve o celular roubado, furtado ou perdido. Talvez não tenha como recuperar o aparelho, mas inutilizá-lo é possível. Existem procedimentos para os casos acima citados. A notícia de que furtos e roubos de celulares lideram os registros de ocorrências policiais em Porto Alegre traz a preocupação em proteger os dados dos aparelhos. Com o celular sendo um objeto de desejo e de fácil liquidez no comércio e principalmente no mercado informal, muitos bandidos estão de olho em qualquer deslize dos usuários. O uso do celular na rua, em parques pode fazer do usuário um alvo dos bandidos.
Em casos de perda, furto ou roubo do smartphone têm algumas medidas a serem tomadas que protegem informações importantes, como lista de contatos, dados e fotos pessoais. Recorrer imediatamente à operadora e bloquear o aparelho é uma boa dica. fazendo isso quem furtou ou roubou o celular vai perder acesso e acabar saindo em desvantagem. Um registro na polícia também deverá ser feito. Existem aplicativos que mostram a localização do aparelho a até fotografam a pessoa que está utilizando o celular. As fotos vão parar no e-mail do proprietário. Para isso é necessário fazer os cadastros antes ou baixar os aplicativos.
O programa Gaúcha Repórter ouviu o especialista, delegado em crimes cibernéticos e membro do conselho superior de polícia, Emerson Wendt. Ouça as dicas:
O que é o IMEI?
Os aparelhos possuem um código contra furtos e roubos, que nada mais é que uma identificação internacional de celulares. Cada aparelho tem seu código, conhecido como IMEI (International Mobile Equipment Identity), ou Identificação Internacional de Equipamento Móvel. O IMEI pode ser facilmente encontrado sob a bateria de seu aparelho, na nota fiscal, na etiqueta da caixa do produto e até mesmo no próprio smartphone, na tela.
Para descobrir o IMEI, basta digitar como se fosse fazer uma ligação esse código *#06# e pronto. O número que aparecerá na tela corresponde ao IMEI de seu aparelho. Esse comando funciona em qualquer aparelho atual. Ao bloquear o IMEI, simplesmente acontece o bloqueio total do celular.
Informando a operadora
Ao entrar em contato com sua operadora para informar a perda ou roubo do aparelho, é necessário apresentar o IMEI e o registro da ocorrência da polícia. Ao tentar utilizar o celular, o infrator apenas encontrará uma mensagem de "aparelho bloqueado", sem ter acesso a nenhum conteúdo do dispositivo. O aparelho se tornará inutilizável, e o prejuízo amenizado.
A importância do backup
Em função do risco de assaltos, furtos e esquecimentos fazer backup de dados no computador é necessidade básica.