O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) iniciou no último sábado (3) o recolhimento itinerante de resíduos eletroeletrônicos em Porto Alegre. O total recolhido foi de 983 quilos.
O início da ação foi na Praça Princesa Isabel, no bairro Azenha, onde mais de 60 pessoas contribuíram. A ação segue no dia 16, quando o caminhão da coleta estará na Avenida Diário de Notícias, no bairro Cristal. Em outubro e novembro, a coleta será em outras regiões.
A iniciativa é uma parceria entre prefeitura, Sindilojas e a empresa Otser. O DMLU lembra que os estabelecimentos comerciais e fabricantes devem disponibilizar pontos fixos de coleta, já que por lei, são responsáveis pelo ciclo de vida útil e destino final desses produtos.
Entre os itens recolhidos estão CPUs, estabilizadores, impressoras, monitores, celulares e carregadores. Não é o caso de lâmpadas e pilhas.
A prefeitura tem convênio com duas empresas para garantir a reciclagem e o reaproveitamento desses materiais. Grande parte desses equipamentos possuem metais corrosivos, como mercúrio e cádmio, que podem trazer problemas à saúde.